PUBLICIDADE

Mundo

Russa é presa em Washington acusada de agir como agente do governo russo

16 jul 2018 - 19h16
Compartilhar
Exibir comentários

Uma russa de 29 anos que morava em Washington foi presa e acusada de conspiração para agir como uma agente do governo russo enquanto desenvolvia laços com cidadãos norte-americanos e se infiltrava em grupos políticos, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta segunda-feira.

Prédio do Departamento de Justiça dos EUA, em Washington
13/07/2018 REUTERS/Leah Millis
Prédio do Departamento de Justiça dos EUA, em Washington 13/07/2018 REUTERS/Leah Millis
Foto: Reuters

Maria Butina, que estudou na Universidade Americana em Washington e é uma fundadora da organização russa pró-direitos de armas Right to Bear Arms, é acusada de trabalhar sob direção de uma autoridade de alto escalão que trabalhava para o Banco Central russo e que foi recentemente sancionada pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros do Tesouro dos EUA, informou o Departamento de Justiça em comunicado.

Os registros do tribunal não nomeavam a autoridade.

No entanto, ela é vista em diversas fotografias em sua página no Facebook com Alexander Torshin, vice-chefe do Banco Central russo. Uma pessoa familiar à questão confirmou à Reuters que ela trabalhava para ele.

Torshin foi alvo de sanções do Departamento do Tesouro dos EUA em abril.

Butina foi presa no domingo e a Justiça determinou que ela permaneça detida ao menos até a realização de uma audiência, marcada para quarta-feira, segundo o comunicado.

A queixa foi tornada pública no mesmo dia em que o presidente dos EUA, Donald Trump, se encontrou com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em uma cúpula em Helsinque, na qual Trump se recusou a culpar o líder russo por interferência na eleição presidencial norte-americana de 2016.

Antes da cúpula, Trump também usou o Twitter para criticar a investigação do procurador especial Robert Mueller sobre se a campanha de Trump conspirou com a Rússia, chamando a investigação de "caça às bruxas manipulada".

A investigação sobre os esforços de Butina para influenciar políticos norte-americanos foi supervisionada pela Divisão de Segurança Nacional do Departamento de Justiça, e não pelo escritório de Mueller.

De acordo com a queixa, ela trabalhou com dois cidadãos norte-americanos não nomeados e com a autoridade russa para tentar influenciar políticos norte-americanos e se infiltrar em uma organização pró-direitos de armas.

A queixa não nomeia o grupo; no entanto, fotografias em sua página no Facebook mostram que ela participou de eventos patrocinados pela Associação Nacional do Rifle (NRA).

Um porta-voz da NRA não pôde ser imediatamente contatado para comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade