PUBLICIDADE

Mundo

Romênia pode ser 1º país da UE a levar embaixada a Jerusalém

Premier apresentou a proposta a seu gabinete de ministros

19 abr 2018 - 20h38
(atualizado às 21h08)
Compartilhar
Exibir comentários

A Romênia pode se tornar o primeiro país da União Europeia a levar sua embaixada em Israel para Jerusalém, seguindo o exemplo dos Estados Unidos. Atualmente, a representação diplomática de Bucareste fica em Tel Aviv.

Romênia pode ser 1º país da UE a levar embaixada a Jerusalém
Romênia pode ser 1º país da UE a levar embaixada a Jerusalém
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A primeira-ministra Viorica Dancila, do Partido Social-Democrata, que está no cargo desde janeiro de 2018, apresentou a seu gabinete uma resolução que prevê a transferência da embaixada, segundo o jornal israelense "Haaretz".

De acordo com o diário, Israel aguarda um posicionamento oficial da Romênia, embora a medida dependa da aprovação dos ministros do governo. Em dezembro passado, o presidente Donald Trump reconheceu Jerusalém como capital de Israel e anunciou a mudança da embaixada dos Estados Unidos para a cidade, acendendo o estopim para uma insurgência entre os palestinos.

Países menores, como a Guatemala, já anunciaram a intenção de imitar os EUA, mas, até o momento, nenhum Estado-membro da União Europeia se posicionou oficialmente dessa forma - Bruxelas foi contra a decisão unilateral de Trump e defende que o status de Jerusalém seja determinado por israelenses e palestinos.

No entanto, em dezembro, a Romênia foi um dos 35 países que se abstiveram de votar uma resolução das Nações Unidas (ONU) condenando o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, assim como Croácia, Hungria, Letônia, Polônia e República Tcheca, todas integrantes da UE.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade