PUBLICIDADE

Mundo

Roma reduz burocracia para acelerar cremação de corpos

Cidade tem fila com centenas de mortos aguardando processo

22 abr 2021 - 17h59
(atualizado às 18h47)
Compartilhar
Exibir comentários

A cidade de Roma anunciou nesta quinta-feira (22) a redução da burocracia na autorização para cremação de corpos, em meio ao acumulo de centenas de mortos devido à sobrecarga do único cemitério com fornos da capital.

Cemitério estão sobrecarregados devido ao aumento no número de mortes
Cemitério estão sobrecarregados devido ao aumento no número de mortes
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

De acordo com comunicado divulgado pela AMA Cimiteri Capitolini, empresa municipal que administra os cemitérios romanos, o processo burocrático para realizar as cremações foi "agilizado" para encurtar o tempo de espera.

A partir da próxima segunda-feira (26), os procedimentos administrativos preparatórios para a cremação em outros territórios serão gerenciados e autorizados diretamente pelo Departamento de Serviços Capitolini.

Desta forma, os familiares poderão apresentar toda a documentação exigida nas sucursais do mesmo departamento, encurtando significativamente o tempo de espera para este tipo de operação.

A medida permitirá agilizar a redução dos corpos nas câmaras mortuárias da cidade, as quais abrigam centenas de mortos, e acelerar o processo de cremação no cemitério de Prima Porta, único de Roma com fornos crematórios, que atualmente não consegue dar conta da demanda.

"A AMA reforçou as estruturas de armazenamento temporário e deu prioridade absoluta aos primeiros sepultamentos e às operações não postergáveis do cemitério", diz a nota da companhia pública, acrescentando que a capital tem um "excesso" de mais de 5 mil óbitos em relação à média habitual desde outubro de 2020.

A decisão foi tomada depois que familiares e funerárias realizaram protestos no centro de Roma na semana passada, alegando que pelo menos 1,5 mil corpos aguardavam cremação, além de acusar a prefeitura de excesso de burocracia para dar aval ao procedimento.

Hoje cedo, a prefeita de Roma, Virginia Raggi, já havia afirmado que a AMA estava trabalhando em uma solução para dar respostas aos cidadãos neste momento de emergência provocado pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2).

"A AMA renova sua proximidade com todas as famílias que tiveram um luto neste período excepcional, garantindo o máximo empenho e esforço para mitigar os efeitos indiretos da pandemia", finaliza o comunicado.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade