PUBLICIDADE

Mundo

Roma aprova norma para banir turistas que pularem em fontes

Regulamento também proíbe outros comportamentos inadequados

6 jun 2019 - 18h42
(atualizado às 19h10)
Compartilhar
Exibir comentários

A Câmara Municipal de Roma aprovou nesta quinta-feira (6) um novo regulamento de polícia urbana que prevê o banimento de turistas que violarem as regras da cidade por até 48 horas.

Guarda urbano manda mulher se levantar da Fontana de Trevi, em Roma
Guarda urbano manda mulher se levantar da Fontana de Trevi, em Roma
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida, introduzida no ordenamento jurídico italiano pelo ex-ministro do Interior Marco Minniti, já é usada em Veneza e prevê o afastamento de pessoas que, por exemplo, sentarem ou se pendurarem em monumentos.

Também estará sujeito ao banimento quem nadar nas fontes de Roma, andar com o torso nu pela cidade ou atravancar o caminho "consumindo alimentos de maneira descomposta".

Além disso, o novo regulamento estabelece multas para comportamentos considerados menos graves, como encostar a boca nas canaletas de fontes e utilizar instrumentos musicais em lugares públicos sem permissão.

O banimento poderá ser aplicado em 14 zonas do município de Roma, incluindo o centro histórico, o distrito litorâneo de Ostia e o bairro de EUR. A medida renova o regulamento de polícia urbana da capital da Itália pela primeira vez em 73 anos, para adaptar a cidade às exigências dos dias de hoje.

"Finalmente, após 73 anos, temos um regulamento moderno e aplicável que nos permite sancionar e limitar comportamentos mal-educados que deturpam Roma", declarou a vereadora Sara Seccia, do antissistema Movimento 5 Estrelas (M5S).

Em maio passado, a cidade de Veneza, uma das mais afetadas pelo turismo de massa no país, já havia instituído um regulamento que prevê o banimento de quem "violar" o decoro público. A medida mira sobretudo comportamentos recorrentes de turistas, como urinar na rua, fazer piquenique em pontes e praças e pular nos canais.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade