PUBLICIDADE

Mundo

Rival de Netanyahu rejeita encontro e trava conversas sobre governo de união em Israel

1 out 2019 - 16h06
Compartilhar
Exibir comentários

As conversas para a formação de um governo de união nacional em Israel se depararam com um novo obstáculo nesta terça-feira depois que o rival eleitoral de centro do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu cancelou uma reunião com o líder.

Benny Gantz in e Benjamin Netanyahu
15/09/2019
REUTERS/Amir Cohen
Benny Gantz in e Benjamin Netanyahu 15/09/2019 REUTERS/Amir Cohen
Foto: Reuters

No domingo, Netanyahu disse que faria um último esforço nesta semana para chegar a um acordo e que provavelmente se encontraria com o adversário Benny Gantz na quarta-feira, depois de novas negociações entre seus partidos.

    No mesmo dia, o Azul e Branco, partido de Gantz, disse que iria "fazer qualquer reunião e não poupar esforços" para montar um governo de união ampla. Mas nesta terça-feira a legenda de centro disse que as condições ainda não são ideais para se realizar negociações eficazes entre as siglas e seus líderes.

    A eleição inconclusiva de 17 de setembro, a segunda neste ano, criou um impasse político e enfraqueceu o premiê israelense há mais tempo no cargo. Assombrado por um possível indiciamento devido a alegações de corrupção que ele nega, Netanyahu ficou aquém de uma vitória eleitoral clara duas vezes em seis meses.

    Seu partido de direita Likud ficou em segundo lugar e obteve 32 das 120 cadeiras do Parlamento, e o Azul e Branco do ex-chefe militar Gantz conseguiu 33.

    Os negociadores dos partidos se encontraram no domingo sem sucesso, e cada lado culpou o outro pelo impasse.                 

    Como nenhum dos líderes partidários parece capaz de forjar uma coalizão majoritária por conta própria, na semana passada o presidente de Israel encarregou Netanyahu de formar o novo governo na esperança de assegurar um acordo de divisão de poder entre o Azul e Branco e o Likud.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade