PUBLICIDADE

Mundo

Risco de paralisação do governo dos EUA cresce com impasse sobre lei de imigração

16 jan 2018 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

A discussão partidária sobre a política de imigração nesta terça-feira deixou o Congresso dos Estados Unidos e a Casa Branca próximos a uma possível paralisação do governo federal no fim desta semana, embora Wall Street tenha esperanças em um acordo para evitar essa situação.

A aprovação de outra lei temporária de financiamento pelo Congresso liderado pelos republicanos antes do prazo final de sexta-feira parecia um resultado provável, disseram analistas políticos, reconhecendo ao mesmo tempo que o clima de negociação entre democratas e republicanos se torna cada vez mais venenoso. O financiamento do governo para o atual ano fiscal acaba à meia noite de sexta-feira.

Conforme o presidente republicano Donald Trump e o senador democrata Dick Durbi trocam acusações sobre a interrupção no diálogo para um acordo para salvar da deportação os chamados imigrantes sonhadores --aqueles trazidos ao país ilegalmente como crianças--, os riscos de uma paralisação pareciam maiores, se não esmagadores.

"Esperamos a chegada de outra extensão de curto prazo" do financiamento federal para evitar uma paralisação parcial do governo e manter o governo funcionando em fevereiro, disse o analista Ed Mills da Raymond James.

Mills advertiu que "esta é provavelmente uma semana suscetível ao desastre e o potencial de uma paralisação do governo é elevado. Se uma paralisação ocorrer, não esperamos muita reação do mercado."

Se ocorrer uma "resolução de continuidade" temporária, será a quarta medida deste tipo desde que o ano fiscal federal de 2018 começou em 1º de outubro, um sinal da séria luta de Washington para aprovar leis de gastos.

A pequena margem de controle republicano no Senado significa que o partido de Trump vai precisar de algum apoio dos democratas para solucionar o impasse do financiamento do governo. Democratas têm dito que querem uma lei de prevenção à paralisação do governo que proteja os imigrantes sonhadores, a maioria jovens hispânicos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade