PUBLICIDADE

Mundo

REUTERS SUMMIT-Presidente peruano pede que Maduro renuncie

11 ago 2017 - 18h57
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, fez nesta sexta-feira um apelo para que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, renuncie, chamado-o de "ditador", e rejeitou o pedido do venezuelano para um encontro pessoal dos dois junto com outros presidentes da região.

Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, durante entrevista ao Reuters Latin American Investment Summit em Lima
11/08/2017 REUTERS/Mariana Bazo
Presidente do Peru, Pedro Pablo Kuczynski, durante entrevista ao Reuters Latin American Investment Summit em Lima 11/08/2017 REUTERS/Mariana Bazo
Foto: Reuters

Kuczynski disse em entrevista ao Reuters Latin American Investment Summit que Maduro perdeu qualquer credibilidade restante desde a formação de uma Assembleia Constituinte.

"Ele é um ditador que promoveu um golpe por meio de uma eleição fraudulenta para eliminar o Congresso", disse Kuczynski no palácio presidencial no centro histórico de Lima.

O comentário marcou a crítica mais dura até agora que Kuczynski, economista e administrador público formado em Princeton e Oxford, fez contra Maduro.

No governo de Kuczynski, o Peru liderou os esforços latino-americanos para pressionar a Venezuela a fazer reformas democráticas e para sinalizar ao mundo que a maioria da América Latina está preocupada com a crise venezuelana.

Maduro, que chamou o colega peruano de "cachorro" e "covarde" servil aos Estados Unidos, desafiou na quinta-feira o "presidente americano do Peru" a concordar em se reunir pessoalmente com ele para discutir a Venezuela com outros líderes da região.

"Não vou me reunir com o senhor Maduro, desculpe", disse Kuczynski.

Quando indagado sobre qual mensagem enviaria a Maduro, o presidente peruano respondeu: "Saia!"

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade