PUBLICIDADE

Mundo

Sem acordo, Trump e Kim terminam encontro antes do previsto

Americano disse que cúpula foi encerrada porque ele não estava disposto a suspender todas as sanções contra Pyongyang

28 fev 2019 - 07h51
(atualizado às 08h29)
Compartilhar
Exibir comentários

HANÓI - A reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, terminou nesta quinta-feira, 28, antes do previsto e sem acordo, segundo a Casa Branca. Eles mantiveram "encontros muito bons e construtivos" e "falaram em várias maneiras de avançar em conceitos relacionados à desnuclearização e à economia", disse a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders. "Não se chegou a nenhum acordo neste momento, mas suas respectivas equipes esperam se reunir no futuro." Não houve um comunicado em conjunto.

Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Kim Jong-Un, líder da Coreia do Norte, e Donald Trump, presidente dos Estados Unidos
Foto: REUTERS/Leah Millis TPX IMAGES OF THE DAY / Reuters

Os dois líderes abandoram o hotel de Hanói onde era realizada a cúpula após a suspensão de uma cerimônia pública que estava agendada. Trump adiantou em duas horas sua coletiva de imprensa, levantando dúvidas sobre os avanços alcançados durante o encontro. "Às vezes você tem que ir para frente, e este foi apenas um desses momentos", disse ele aos repórteres.

De acordo com o republicano, a cúpula terminou sem acordo porque ele não estava disposto a suspender todas as sanções contra a Coreia do Norte. "Foi por causa das sanções", enfatizou ele. "Basicamente eles queriam que as sanções fossem levantadas em sua totalidade, e nós não poderíamos fazer isso."

Trump disse que Kim se ofereceu para desmantelar o centro de pesquisa nuclear de Yongbyon em troca da suspensão de todas as sanções sobre Pyongyang e que foi rejeitada por Washington. "É claro (que desmantelaria Yongbyon), mas ele quer que as sanções sejam suspensas para isso."

No entanto, Trump destacou que ele e o líder norte-coreano têm um bom relacionamento. "Nós gostamos um do outro. Existe uma cordialidade que eu espero que continue, e acho que vai." Segundo o presidente dos EUA, Kim prometeu que não vai retomar os testes nucleares ou de mísseis balísticos. "Ele disse que não fará testes de foguetes, mísseis ou qualquer coisa que tenha a ver com algo nuclear."

Apesar do que disse Sarah Sanders sobre uma nova reunião, Trump afirmou que não programou outro encontro com o líder norte-coreano. Questionado sobre uma terceira cúpula com Kim, o americano disse: "Veremos se acontece".

Ainda durante a coletiva, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, disse que Kim "não estava preparado" para implementar os avanços de desnuclearização que Washington exigiu de Pyongyang. "Pedimos a ele que fizesse mais, mas ele não estava preparado para isso", destacou ele ao lado de Trump. "Eu gostaria de ter feito mais progressos, mas ainda estou otimista com o avanço que fizemos, e isso nos colocou em uma posição favorável para alcançar um bom resultado."

Trump e sua delegação deixaram a capital do Vietnã nesta quinta por volta das 15h50 (5h50 em Brasília), quando o Air Force One decolou rumo a Washington. / AFP e EFE

Veja também:

Donald Trump é um 'supremacista branco', diz Maduro:
Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade