PUBLICIDADE

Mundo

Republicanos pedem a órgão eleitoral de Michigan que adie certificação de resultados

21 nov 2020 - 16h05
Compartilhar
Exibir comentários

O Comitê Nacional Republicano e o Partido Republicano de Michigan escreveram ao conselho eleitoral estadual de Michigan neste sábado pedindo um adiamento de 14 dias na certificação dos resultados da eleição nos EUA para permitir uma auditoria das cédulas no maior condado do Estado. 

A carta vem no momento em que o condado de Wayne, que inclui a cidade de maioria negra Detroit, se tornou o foco dos esforços do presidente Donald Trump para invalidar os resultados da eleição de 3 de novembro em Estados que foram decisivos em sua derrota para o democrata Joe Biden. 

Dois republicanos no conselho do condado tentaram revogar seus votos para certificar os resultados depois que o próprio Trump telefonou para eles. A secretária de Estado de Michigan, Jocelyn Benson, uma democrata, disse que a certificação não poderia ser revertida.  

O conselho estadual, que inclui dois democratas e dois republicanos, deve se reunir na segunda-feira para certificar os resultados da eleição e terá até 20 dias para fazê-lo. 

Na carta, os republicanos pedem uma "auditoria completa e transparente" no condado de Wayne, citando "anomalias numéricas e relatos confiáveis de irregularidades processuais" feitos por um candidato republicano perdedor ao Senado.  

O gabinete da Secreteria de Estado recomendou na sexta-feira que o conselho estadual certificasse os resultados, que mostraram Biden vencendo em Michigan por 154.187 votos. O gabinete afirmou que havia pequenos erros de tabulação, mas que derivavam de "erro humano semelhante ao que ocorreu em eleições anteriores" e que não haviam afetado os resultados. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade