PUBLICIDADE

Mundo

Republicano no Congresso pede impeachment de Trump

Justin Amash é o primeiro no partido a defender essa tese

19 mai 2019 - 11h04
(atualizado às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O representante do Michigan Justin Amash se tornou neste sábado (18) o primeiro republicano no Congresso a defender abertamente o impeachment do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Donald Trump discursa para associação de corretores de imóveis, em Washington
Donald Trump discursa para associação de corretores de imóveis, em Washington
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Em seu perfil no Twitter, Amash, que pertence à ala libertária do partido, baseou suas conclusões no relatório do procurador especial do "caso Rússia", Robert Mueller, que inocentou Trump de conluios com Moscou, mas não descartou a hipótese de obstrução de Justiça.

Segundo o representante, o procurador-geral William Barr "deturpou" as conclusões de Mueller "deliberadamente". Inicialmente, Barr divulgou apenas trechos do relatório que não comprometiam o presidente.

"O presidente Trump se engajou em condutas passíveis de impeachment", disse Amash, acrescentando que "poucos membros do Congresso leram o relatório". O documento cita ao menos 10 episódios nos quais o mandatário teria tentado bloquear as investigações do "caso Rússia".

Expoentes democratas também defendem o impeachment de Trump, como a pré-candidata à Casa Branca Elizabeth Warren, mas o tema está longe de ser consenso dentro do partido. "Francamente, teremos uma eleição daqui a 18 meses, e o povo americano fará seu julgamento", disse o líder democrata na Câmara, Steny Hoyer, à CNN.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade