PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido vota em eleição que definirá futuro do Brexit

Urnas foram abertas às 7h e fecharão às 22h (horário local)

12 dez 2019 - 08h12
(atualizado às 08h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 46 milhões de eleitores vão às urnas nesta quinta-feira (12) no Reino Unido para as eleições gerais que vão definir o Parlamento na tentativa de encerrar o impasse sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.

Reino Unido vota em eleição que definirá futuro do Brexit
Reino Unido vota em eleição que definirá futuro do Brexit
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A votação teve início às 7h (horário local) e está prevista para ser finalizada às 22h. A expectativa é que os resultados preliminares sejam divulgados na manhã de sexta-feira (13).

Ao todo, estão em disputa 650 assentos no Parlamento britânico, por 650 distritos distribuídos pelos quatro países que formam o Reino Unido: Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia.

O pleito deveria acontecer apenas em 2022, mas foi antecipado em mais uma tentativa de definir o processo de divórcio que se arrasta há mais de três anos. Essa é a quarta eleição geral em quatro anos.

De acordo com as pesquisas, o Partido Conservador e o atual primeiro-ministro Boris Johnson são favoritos, e, conforme apontado pelo instituto YouGov, os conservadores devem conquistar 339 das 650 cadeiras da Câmara dos Comuns, cerca de 43% dos votos.

Já o principal rival, o Partido Trabalhista, de Jeremy Corbyn, deve garantir 231 assentos, ou 34% dos votos, aparecendo na segunda colocação. A expectativa é que a bancada trabalhista seja menor do que a obtida nas eleições de 2017.

A sondagem, no entanto, mostrou que todas as possibilidades ainda continuam abertas, principalmente porque o eleitorado de ambos os partidos estão desgastados por causa da "novela" sobre o processo de saída do bloco.

No poder desde julho, Johnson aposta na ampliação da bancada conservadora no Parlamento para garantir a aprovação do acordo com a UE, enquanto a oposição busca voltar ao governo após nove anos e convocar um segundo plebiscito sobre o Brexit.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade