PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido teme segunda onda de Covid-19 na Europa e cogita nova quarentena

30 jul 2020 - 11h51
Compartilhar
Exibir comentários

Autoridades do Reino Unido estão preocupadas com uma segunda onda de infecções pela Covid-19 na Europa e não hesitarão em reativar medidas de quarentena, possivelmente nos próximos dias, como fizeram em relação à Espanha.

Premiê britânico, Boris Johnson, visita oficina de bicicleta em Beeston
28/07/2020 Rui Vieira/Pool via REUTERS
Premiê britânico, Boris Johnson, visita oficina de bicicleta em Beeston 28/07/2020 Rui Vieira/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse que a Covid-19 está parcialmente controlada em seu país, mas que um ressurgimento em algumas nações europeias mostrou que a pandemia não acabou.

"É absolutamente vital que, como país, continuemos a manter nosso foco e nossa disciplina e que não nos iludamos de que de alguma maneira já estamos fora de perigo ou que aquilo tudo terminou, porque não terminou", disse.

Na semana passada, o Reino Unido reativou um período de quarentena de 14 dias para pessoas chegando da Espanha, uma medida que causou transtorno em meio à reabertura do continente ao turismo no auge da temporada de verão.

O ministro da Saúde, Matt Hancock, não chegou a identificar os outros vizinhos europeus que podem parar na lista de quarentena, mas citou a França como exemplo de onde as infecções aumentaram ultimamente.

"Estou preocupado com uma segunda onda. Acho que se pode ver uma segunda onda começando a se espalhar pela Europa, e temos que fazer tudo que podemos para impedir que ela chegue a estas praias e para enfrentá-la", disse Hancock durante uma entrevista à rede Sky News.

Quando indagado se os britânicos deveriam estar preparados para novas medidas a serem anunciadas nos próximos dias, ele respondeu que sim.

"O número de casos aumentou acentuadamente em alguns países da Europa... a França agora tem mais casos do que nós por dia, e na Espanha vimos os números dispararem, e é por isso que tivemos que adotar a ação rápida que adotamos", disse Hancock à Talk Radio.

A França relatou quase 1.400 casos novos na quarta-feira, o maior aumento diário em mais de um mês.

No mesmo dia, o Reino Unido relatou 763 casos novos confirmados.

Hancock disse que as autoridades estão trabalhando em possíveis maneiras de encurtar a quarentena para recém-chegados da Espanha, como examiná-los durante este período.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade