PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido tem queda recorde do PIB e entra em recessão

Retração de 20,4% é a maior para o período na Europa

12 ago 2020 - 09h00
(atualizado às 09h09)
Compartilhar
Exibir comentários

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido no segundo trimestre de 2020 registrou uma queda de 20,4% na comparação com os três meses anteriores, informou o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS) nesta quarta-feira (12).

Impacto da pandemia no PIB do 2º trimestre foi histórico no Reino Unido
Impacto da pandemia no PIB do 2º trimestre foi histórico no Reino Unido
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O valor é o maior desde 1955, quando o governo começou a contabilizar esse tipo de dado, e o mais elevado entre os países europeus que já anunciaram os números do mesmo período.

Como esse é o segundo trimestre consecutivo de queda - no primeiro, foi de -2,2% -, o Reino Unido entrou tecnicamente em recessão, a primeira desde 2008. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a retração foi de 21,7%.

Os dados apresentados têm efeito direto da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), por conta do fechamento de inúmeras atividades e serviços para evitar a propagação desenfreada da doença. Segundo o relatório do ONS, o setor de serviços caiu 19,9% no segundo trimestre e o de construção despencou 35%. Já a indústria teve uma queda um pouco menor, de 16,9%.

Ao todo, foram perdidos 730 mil empregos por conta da pandemia de Covid-19.

Depois do Reino Unido, a Espanha foi o país que apresentou a maior queda no período, com 18,5%. Portugal (-14,1%), França (-13,8%) e Itália (-12,4%) vem na sequência. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade