PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido irá proibir novos carros a gasolina e diesel a partir de 2040, diz ministro

26 jul 2017 - 09h15
(atualizado às 09h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido irá proibir a venda de novos carros movidos a gasolina e diesel a partir de 2040, como parte de um plano para tirá-los completamente das ruas 10 anos depois, anunciou o ministro do Meio Ambiente, Michael Gove, nesta quarta-feira.

Veículo emitindo fumaça em Londres, no Reino Unido 02/12/2016 REUTERS/Peter Nicholls
Veículo emitindo fumaça em Londres, no Reino Unido 02/12/2016 REUTERS/Peter Nicholls
Foto: Reuters

O anúncio veio na esteira de um semelhante feito pelo governo da França no início deste mês, e cidades alemãs como Stuttgart e Munique também disseram estar cogitando banir alguns veículos a diesel.

O governo britânico vem sendo pressionado para adotar medidas para reduzir a poluição atmosférica desde que perdeu processos apresentados por grupos de ativistas, e em maio delineou propostas para um esquema de descarte para se livrar dos veículos mais poluentes.

Antes de uma eleição de junho, o governista Partido Conservador prometeu tornar "quase todos os carros e vans" emissão zero até 2050.

"Hoje estamos confirmando que isso significa que não deve haver novos carros a gasolina e diesel a partir de 2040", afirmou Gove à rádio BBC.

A medida provavelmente acelerará o declínio dos carros a diesel no segundo maior mercado da Europa, onde eles são culpados pela má qualidade do ar.

O escândalo de fraude nos testes de emissões da Volkswagen acentuou as preocupações com o diesel.

Gove também disse que o governo irá disponibilizar o equivalente a 260 milhões de dólares às autoridades locais em breve para esquemas de restrição de acesso de veículos a diesel a ruas poluídas.

Ele disse preferir restrições rua a rua para carros a diesel, ao invés de proibições gerais para centros de cidades ou esquemas de descarte custosos, mas não os desconsiderou totalmente se eles forem da preferência de autoridades locais.

No início deste mês a Volvo se tornou a primeira grande montadora tradicional a estabelecer uma data para a eliminação gradual de veículos movidos unicamente por motores de combustão interna, dizendo que todos os seus modelos de carros lançados depois de 2019 serão elétricos ou híbridos.

A demanda de carros a diesel caiu 10 por cento na primeira metade do ano no Reino Unido, e a venda de veículos a gasolina cresceu 5 por cento, de acordo com dados da indústria.

Já as vendas de modelos elétricos ou híbridos aumentaram quase 30 por cento no mesmo período, o setor de crescimento mais rápido do mercado, mas estes ainda representam menos de 5 por cento dos registros de carros novos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade