PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido diz que novas sanções atingem ex-mulher de Putin e primos

13 mai 2022 - 09h29
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido disse nesta sexta-feira que impôs sua mais recente rodada de sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia, visando a rede financeira do presidente russo, Vladimir Putin, incluindo sua ex-mulher e primos.

"Estamos expondo e mirando a rede obscura que sustenta o estilo de vida luxuoso de Putin e apertando o cerco ao seu círculo íntimo", disse a ministra das Relações Exteriores britânica, Liz Truss, em comunicado.

"Continuaremos com sanções a todos aqueles que ajudam e favorecem a agressão de Putin até que a Ucrânia prevaleça."

O Reino Unido, em conjunto com aliados ocidentais, tem aplicado sanções a centenas de russos ricos, bem como a empresas industriais e financeiras estrategicamente importantes, em resposta à invasão russa da Ucrânia.

Entre os 12 novos nomes adicionados à lista de sanções britânicas estão a ex-mulher de Putin, Lyudmila Ocheretnaya, e vários de seus parentes que ocupam cargos executivos em grandes empresas russas como a Gazprom. Eles enfrentam congelamentos de ativos e proibições de viagens.

O governo britânico disse que os sancionados apoiaram Putin em troca de riqueza, empregos de alto nível e influência sobre os assuntos russos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade