PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido cogita garantias do backstop fora de acordo de separação, dizem diplomatas

15 fev 2019 - 11h15
Compartilhar
Exibir comentários

O secretário encarregado da saída do Reino Unido da União Europeia disse ao principal negociador da UE que Londres poderia aceitar garantias legais sobre o controverso backstop irlandês que não exigiriam mudanças no acordo de separação do bloco já negociado, disseram fontes diplomáticas.

Manifestantes favoráveis ao Brexit protestam do lado de fora do Parlamento em Londres
14/02/2019 REUTERS/Hannah McKay
Manifestantes favoráveis ao Brexit protestam do lado de fora do Parlamento em Londres 14/02/2019 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

Isso se chocaria com a posição oficial da primeira-ministra britânica, Theresa May, que disse que precisa de alterações no Acordo de Retirada legalmente vinculante para conseguir a ratificação do pacto no Parlamento de seu país.

Mas fontes diplomáticas dos dois lados disseram que, depois de uma reunião entre os dois negociadores no início desta semana, o secretário do Brexit, Stephen Barclay, ainda pleiteia para o Reino Unido uma cláusula de saída unilateral do backstop ou um limite de tempo certo. A UE descartou ambos diversas vezes.

Barclay deve ir a Bruxelas na segunda-feira para ter mais um encontro com o negociador-chefe da UE, Michel Barnier.   

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade