PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido cede a pressão dos EUA e exclui Huawei de 5G

China havia prometido retaliações caso isso se confirmasse

14 jul 2020 - 09h39
(atualizado às 09h57)
Compartilhar
Exibir comentários

Pressionado pelos Estados Unidos, o governo do Reino Unido proibiu a gigante chinesa de telecomunicações Huawei de fornecer equipamentos e tecnologia para a futura rede 5G no país a partir de 31 de dezembro.

Loja da Huawei em Xangai, na China
Loja da Huawei em Xangai, na China
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A decisão foi formalizada nesta terça-feira (14) pelo Conselho de Segurança Nacional, presidido pelo primeiro-ministro Boris Johnson, e reverte a autorização concedida pelo próprio governo em janeiro passado, quando permitira que a empresa tivesse um papel "limitado" na montagem da rede 5G.

O novo posicionamento do Reino Unido é uma vitória para o presidente dos EUA, Donald Trump, em sua guerra comercial com a China, que, por sua vez, já havia prometido retaliações caso os britânicos excluíssem a Huawei, o que pode agravar uma tensão já elevada pela crise em Hong Kong.

Por outro lado, o governo Trump havia dito a Londres que a decisão de janeiro de permitir a participação da companhia chinesa poderia impedir o compartilhamento de informações de inteligência e até levar à realocação de caças americanos estacionados na Inglaterra.

"A partir do fim deste ano, provedores de telecomunicações não poderão comprar qualquer equipamento 5G da Huawei", disse o secretário do governo encarregado de serviços digitais, Oliver Dowden, em discurso no Parlamento.

Além disso, os equipamentos da empresa chinesa já em operação devem ser substituídos até o fim de 2026. Os Estados Unidos alegam que uma rede 5G desenvolvida pela Huawei poderia se tornar um veículo de espionagem da China, acusação negada pela companhia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade