PUBLICIDADE

Mundo

Reino Unido buscará missão europeia marítima para combater "pirataria" do Irã

22 jul 2019 - 13h58
Compartilhar
Exibir comentários

O Reino Unido buscará montar uma missão de proteção marítima liderada pela Europa para garantir o transporte seguro através do Estreito de Ormuz após o Irã capturar um navio com a bandeira britânica no que Londres chamou de ato de "pirataria estatal".

Secretário do Exterior do Reino Unido, Jeremy Hunt, deixa residência oficial da primeira-ministra britânica em Londres
22/07/2019 REUTERS/Hannah McKay
Secretário do Exterior do Reino Unido, Jeremy Hunt, deixa residência oficial da primeira-ministra britânica em Londres 22/07/2019 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

"Sob a lei internacional, o Irã não tinha direito algum de obstruir a passagem do navio --muito menos subir a bordo dele. Foi, portanto, um ato de pirataria estatal", disse o secretário das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, ao Parlamento.

"Buscaremos agora organizar uma missão de proteção marítima liderada pela Europa para apoiar a passagem segura tanto da tripulação quanto da carga nesta região vital", disse Hunt. Ele disse que discutirá como isso complementa as propostas dos Estados Unidos para a região.

Após a tomada do Stena Impero na sexta-feira, o Reino Unido pedirá agora a todos os navios com a bandeira nacional que avisem ao governo sobre as intenções de navegar pelo Estreito de Ormuz, disse Hunt.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade