PUBLICIDADE

Mundo

Região do Vêneto está preparada para reabertura total

Declaração foi dada pelo governador da região italiana

1 mai 2020 - 12h23
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

O governador do Vêneto, Luca Zaia, afirmou nesta sexta-feira (1) que a região ao norte da Itália já tem estrutura para ser reaberta, tendo em vista a desaceleração no número de casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Italiano caminhando pelas ruas de Veneza
Italiano caminhando pelas ruas de Veneza
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"O Vêneto pode abrir tudo, obviamente com uma base sólida de uma certificação dada pelo Comitê Científico. Mas, em princípio, poderíamos enfrentar qualquer tipo de abertura", disse.

Segundo Zaia, é necessária uma reabertura diferenciada para cada região, levando em consideração que o uso das máscaras de proteção é uma das condições essenciais para essa batalha.

O governador ainda explicou que "as determinações introduzidas pelo Vêneto não estão em contraste com o decreto nacional, mas querem trazer um princípio de bom senso e respeito aos cidadãos".

Nos últimos dias, diversas regiões estão tomando medidas para afrouxar a quarentena na Itália antes da data proposta pelo primeiro-ministro Giuseppe Conte, o que provocou uma polêmica no país.

"As batalhas legais não levam a nada. Não fazemos medidas para buscar testes musculares ou jogá-lo na política. Parece-me que o ministro [das Relações Regionais, Francesco] Boccia, representando o governo, entendeu nossa vontade. Acho que para quase todas as medidas sujeitas à portaria, existe a possibilidade de demonstrar um alinhamento com o decreto para o qual não as retiramos", ressaltou.

Desde o último dia 24 de abril, o governo da região anunciou uma série de medidas de relaxamento para o comércio local como parte da fase dois do combate à pandemia. Com a decisão, sorveterias e confeitarias retomaram a venda de seus produtos para viagem, além de livrarias, papelarias e lojas de roupas para crianças puderam reabrir.

De acordo com Zaia, "uma das disputas é a venda de roupas para crianças e de flores e plantas 'ao ar livre' no mercado. "Não está previsto, mas apontei que elas são vendidas na floricultura, no jardim, nos supermercados. Se a disputa é essa em comparação com a quantidade de trabalho que realizamos eu diria que estamos em um bom momento", esclareceu.

O governador do Vêneto ainda fez um apelo ao governo para uma medida urgente a respeito de todas as crianças que não têm a possibilidade de serem acompanhados pelos pais que precisam ir trabalhar.

"Por que abrir todas as 4 da manhã e saber que há menores que inevitavelmente correm o risco de ficar sozinhos em casa, acho que não é sustentável. O apelo que quero fazer ao ministro da Educação e em geral é ativar todas as medidas possíveis e imagináveis com relação ao que é a escola e os prédios da escola", apelou.

Por fim, Zaia informou que a crise do novo coronavírus já provocou o desemprego de 50 mil pessoas, sendo 35 mil no setor de turismo, incluindo bares e restaurantes.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade