PUBLICIDADE

Mundo

EUA: Redução de tropa não está ligada com norte-coreanos

20 ago 2017 - 12h14
(atualizado às 12h39)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma redução nas tropas norte-americanas que participam de um exercício conjunto com forças sul-coreanas este ano simplesmente reflete a necessidade de menos pessoal e não é por causa de tensões com a Coreia do Norte, informou o secretário de Defesa, Jim Mattis, neste domingo (20).

Jim Mattis
Jim Mattis
Foto: Getty Images

Cerca de 17.500 soldados norte-americanos estão participando do exercício neste mês, inferior aos 25.000 no ano passado, de acordo com o Pentágono.

Com as tensões em alta na península coreana, a China, principal aliado e parceiro comercial do governo norte-coreano, disse aos Estados Unidos e a Coreia do Sul a interromperem os exercícios, assim como fez também a Rússia.

Chamados de "Guardiões da Liberdade de Ulchi", os exercícios conjuntos serão realizados de 21 de agosto a 31 de agosto e envolvem simulações computacionais projetadas para se preparar para o impensável: uma guerra com a Coreia do Norte, país com capacidade nuclear.

Mattis disse a jornalistas durante viagem para a Jordânia que o exercício tinha sido planejado com meses de antecedência e que o foco deste ano eram operações de integração.

"Os números são projetados para alcançar os objetivos do exercício e você sempre escolhe o que deseja enfatizar", disse ele.

"No momento, há uma forte ênfase nas operações de pós-comando, portanto a integração de todos os diferentes esforços", disse Mattis.

O rápido progresso da Coreia do Norte no desenvolvimento de armas nucleares e mísseis capazes de chegar ao continente americano provocou maior tensionamento.

Será que EUA conseguirá resolver conflitos com a Coreia do Norte na diplomacia?:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade