PUBLICIDADE

Mundo

"Receita para desastre", diz autoridade de saúde dos EUA sobre conselhos ignorados

29 jun 2020 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários

Por Susan Heavey e Doina Chiacu

Pessoas protestam contra decreto ordenando uso de máscara em Austin, no Texas
28/06/2020
REUTERS/Sergio Flores
Pessoas protestam contra decreto ordenando uso de máscara em Austin, no Texas 28/06/2020 REUTERS/Sergio Flores
Foto: Reuters

WASHINGTON Reuters) - O aumento das infecções por coronavírus nos Estados Unidos é causado, em grande parte, por pessoas que ignoram as diretrizes de saúde pública para manter o distanciamento social e usar máscaras, disse a principal autoridade de doenças infecciosas do governo norte-americano.

A elevação diária de casos registrados nos EUA foi mais acentuada no sul e no oeste, que não seguiram as recomendações das autoridades de saúde de esperar por um declínio constante nas infecções por duas semanas antes de reabrir suas economias.

"Essa é uma receita para o desastre", disse Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, em entrevista à CNN transmitida nesta segunda-feira.

"Agora estamos vendo as consequências da disseminação na comunidade, que é ainda mais difícil de conter do que espalhada em um local físico conhecido, como uma prisão, um lar de idosos ou um local de confeitaria", afirmou Fauci ao canal a cabo na entrevista, gravada na sexta-feira.

Mais de 2,5 milhões de pessoas tiveram a Covid-19 confirmada nos Estados Unidos e mais de 125.000 morreram devido à doença respiratória causada pelo vírus, segundo contagem da Reuters. Os números dos EUA são os mais altos do mundo. O número global de mortes na pandemia ultrapassou meio milhão de pessoas no domingo.

A Califórnia ordenou o fechamento de alguns bares no domingo, a primeira grande reversão dos esforços para reabrir a economia no Estado mais populoso dos EUA, depois de Texas e Flórida determinarem o fechamento de todos os bares na sexta-feira. Arizona e Geórgia estão entre os 15 Estados que registraram aumento de casos na semana passada.

No domingo, o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, pressionou os norte-americanos a usarem máscaras e ele próprio utilizou uma durante uma viagem ao Texas -- algo que não vinha ocorrendo no governo. O presidente dos EUA, o republicano Donald Trump, se recusa a cobrir seu rosto em público.

Pence e outras altas autoridades de saúde devem visitar o Arizona e a Flórida ainda esta semana.

Em lugares onde os casos estão aumentando, as autoridades de saúde dos EUA também estão considerando "cobrir completamente essas comunidades com testes", disse Fauci.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade