PUBLICIDADE

Mundo

Rebeldes iemenitas suspendem ataques contra Arábia Saudita

Houthis reivindicaram bombardeio contra refinarias

20 set 2019 - 17h45
(atualizado às 18h51)
Compartilhar
Exibir comentários

Os rebeldes iemenitas houthis anunciaram nesta sexta-feira (20) a interrupção dos ataques com drones e mísseis balísticos contra a Arábia Saudita e disseram que estão à espera de uma "reação positiva".

Rebeldes houthis controlam a capital do Iêmen e contam com apoio do Irã
Rebeldes houthis controlam a capital do Iêmen e contam com apoio do Irã
Foto: EPA / Ansa - Brasil

No fim da semana passada, os houthis, que têm apoio logístico e militar do Irã, reivindicaram um bombardeio contra refinarias de petróleo sauditas, embora Riad e os Estados Unidos culpem diretamente Teerã pelo ataque. O presidente americano, Donald Trump, inclusive ordenou sanções contra o Banco Central iraniano nesta sexta.

A decisão de interromper as ações contra a Arábia Saudita foi comunicada por Mahdi al-Mashat, chefe do supremo conselho político dos houthis, e pode abrir caminho para um cessar-fogo mais amplo no Iêmen, país que é palco de uma das mais graves crises humanitárias da atualidade.

O conflito, que opõe os houthis às forças do governo de Abd Rabbo Mansur Hadi, apoiadas por uma coalizão sunita liderada pela Arábia Saudita, já matou dezenas de milhares de pessoas e gerou mais de 2 milhões de deslocados internos e refugiados. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade