PUBLICIDADE

Mundo

RD do Congo vai às urnas em eleições marcadas por tensões

Pleito vai definir o substituto do presidente Joseph Kabila

30 dez 2018 - 10h14
(atualizado às 12h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 40 milhões de pessoas vão às urnas neste domingo (30) na República Democrática do Congo para votar nas eleições presidenciais, adiadas desde 2016, que podem levar o país a ter o segundo chefe de Estado consecutivo escolhido pelo voto popular. O pleito vai definir o substituto do atual mandatário Joseph Kabila, de 47 anos, no poder desde 2001, além de 500 deputados do Parlamento e 715 deputados regionais. Os dois principais candidatos da oposição, Martin Fayulu e Felix Tshisekedi, desafiam o ex-ministro do Interior Emmanuel Ramazani Shadary, que é apoiado por Kabila.

RD do Congo vai às urnas em eleições marcadas por tensões
RD do Congo vai às urnas em eleições marcadas por tensões
Foto: EPA / Ansa - Brasil

    Entretanto, alguns conflitos são temidos depois que a comissão eleitoral anunciou que três regiões do país, onde a oposição teria muitos votos, escolherão seu canditato apenas em março. A medida teria sido tomada devido a epidemia de ebola e ameaças terroristas. No entanto, a decisão tem sido amplamente criticada como uma ameaça à credibilidade da eleição, principalmente depois que oito mil urnas eletrônicas foram destruídas em um incêndio no início do mês.

    O atual presidente governa o Congo há quase duas décadas. Ele chegou ao poder em meio a crise após o assassinato de seu pai, Laurent-Désiré Kabila, em 2001. Embora seu segundo mandato tenha terminado em 2016, Kabila se recusou a renunciar e se manteve no poder reprimindo a oposição. Papa Francisco No Ângelus deste domingo(30), no Vaticano, o papa Francisco fez uma oração destinada a todos os cidadãos da República Democrática do Congo que "sofrem com a violência e o ebola" e pediu uma condução pacífica das eleições.

    "Espero que todos estejam empenhados em manter um clima de paz que permita uma vida regular e pacífica", disse o Pontífice.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade