PUBLICIDADE

Mundo

Rapidez para formar governo foi necessária, diz Mattarella

Giorgia Meloni jura como premiê neste sábado em Roma

21 out 2022 - 13h52
(atualizado às 13h58)
Compartilhar
Exibir comentários

Após encarregar formalmente a líder do partido de extrema-direita Irmãos da Itália (FdI), Giorgia Meloni, para formar um novo governo nesta sexta-feira (21), o presidente do país, Sergio Mattarella, afirmou que a rapidez do processo foi "necessária" por conta do mundo atual.

Mattarella agradeceu a rapidez de todos para a formação do novo governo
Mattarella agradeceu a rapidez de todos para a formação do novo governo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Foi necessário proceder rapidamente também em consideração às condições internas e internacionais que exigem um governo plenamente apto a suas obrigações. Agradeço pela atenção com o qual vocês seguiram os trabalhos para a formação do novo governo. Essa vez, o tempo foi rápido, não passou nem um mês da data das eleições, e isso foi possível pela clareza do resultado eleitoral", disse Mattarella.

O presidente italiano ainda ressaltou que, "com o mesmo espírito de colaboração" deseja um "bom trabalho ao novo governo que amanhã de manhã, com o juramento, iniciará a desenvolver as suas obrigações".

Na curta mensagem, Mattarella agradeceu mais uma vez o premiê demissionário, Mario Draghi, que perdeu sua base de apoio em julho e só cumpria funções ordinárias no cargo desde então, pelo trabalho desenvolvido.

"Draghi enfrentou a exigência de guiar o país, concluindo suas atividades hoje com o Conselho Europeu. Eu o agradeço mais uma vez", ressaltou.

A posse do novo governo italiano está marcada para esse sábado (22), às 10h (hora local), no Palácio Quirinale. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade