PUBLICIDADE

Mundo

Rainha Elizabeth fica sozinha; William e Harry conversam

Família real se reuniu para o sepultamento do príncipe Philip

17 abr 2021 - 13h35
(atualizado às 14h43)
Compartilhar
Exibir comentários

A rainha Elizabeth e sua família prestaram suas últimas homenagens ao príncipe Philip em um funeral neste sábado que exaltou seu legado internacional e sete décadas de serviço, e deu aos netos William e Harry a chance de falar em público pela primeira vez desde que as alegações de racismo geraram uma crise na família.

Funeral do príncipe Philip em Windsor
17/04/2021
Leon Neal/REUTERS
Funeral do príncipe Philip em Windsor 17/04/2021 Leon Neal/REUTERS
Foto: Reuters

Elizabeth, vestida de preto e com uma máscara preta com bordas brancas, ficou sozinha enquanto seu marido por 73 anos foi rebaixado para o Royal Vault em um funeral com a presença de membros da realeza, incluindo o príncipe Charles.

O príncipe Harry, que voou dos Estados Unidos para comparecer ao funeral, caminhou e conversou com seu irmão William e sua esposa Kate no final da cerimônia --a primeira vez que eles falaram em público desde que Harry e sua esposa Meghan deram uma entrevista explosiva a Oprah Winfrey no mês passado.

Essa crise veio quando Philip estava no hospital. Oficialmente conhecido como duque de Edimburgo, Philip morreu aos 99 anos em 9 de abril.

"Nós nos lembramos hoje de ti Philip, duque de Edimburgo, rendendo graças a ti --por sua fé e lealdade resolutas, por seu alto senso de dever e integridade", afirmou o arcebispo de Canterbury Justin Welby, em uma oração.

Philip, que se casou com Elizabeth em 1947, ajudou a jovem rainha a adaptar a monarquia aos tempos de mudança da era pós-Segunda Guerra Mundial, quando a perda do império e o declínio da deferência desafiaram a família real mais proeminente do mundo.

A rainha em 1997 descreveu Philip como sua "força" ao longo de décadas de casamento.

O arcebispo elogiou a "vida de serviço de Philip à nação e ao Commonwealth, pela coragem e liderança inspiradora".

Depois que a nação observou um minuto de silêncio em dia de sol brilhante, Harry e William ocuparam seus lugares no lado oposto da capela no Castelo de Windsor.

O quepe naval e a espada de Philip estavam em cima do caixão, que foi coberto com símbolos pessoais do duque de Edimburgo, assim como da família Mountbatten.

Uma coroa de rosas brancas, lírios e jasmim da rainha de 94 anos também adornou o caixão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade