PUBLICIDADE

Mundo

Rainha Elizabeth é diferente da família real e está além de repreensões, diz Johnson

29 nov 2019 - 10h37
(atualizado às 11h00)
Compartilhar
Exibir comentários

A rainha Elizabeth está além da repreensão, mas há uma diferença entre a monarquia e os demais membros da família real, disse o premiê britânico, Boris Johnson, nesta sexta-feira, quando questionado se a monarquia estava fora do alcance de reprovações após um escândalo envolvendo o príncipe Andrew.

"A monarquia é a rainha e, na minha visão, ela está além de repreensão -- há uma distinção entre a monarquia e a família real, e todos vão apreciar isso prontamente", disse Johnson a repórteres.

Andrew, segundo filho da rainha, renunciou aos deveres da realeza na semana passada, alegando que a controvérsia em torno de seu relacionamento com o ex-empresário Jeffrey Epstein havia causado grande dano ao trabalho da família real.

À medida que a história dominava a imprensa britânica durante a semana, ganhando mais destaque que a campanha para a eleição de 12 de dezembro, houve amplas críticas a Andrew e pedidos para que ele respondesse a perguntas de autoridades dos Estados Unidos sobre Epstein, que morreu em agosto.

O príncipe, de 59 anos, nega a acusação de que teria mantido relações sexuais com uma menor de idade supostamente conduzida a ele por Epstein, que se matou em uma prisão norte-americana enquanto aguardava julgamento sob acusações de tráfico sexual.

O líder do opositor Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, disse que a monarquia "precisa de algumas melhorias" e que ninguém estava acima da Lei.

Mas, nesta sexta-feira, Johnson procurou enfatizar a diferença entre a monarca de 93 anos e os demais membros da realeza.

"Uma distinção óbvia de definição", afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade