PUBLICIDADE

Mundo

'Racha' impede posse de novo presidente da Catalunha

Partido separatista se absteve e não deu votos a Jordi Turull

22 mar 2018 - 17h59
(atualizado às 18h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma "divisão" entre os partidos separatistas da Catalunha impediu nesta quinta-feira (22) a posse de Jordi Turull como novo presidente da comunidade autônoma, indicado pelo líder deposto Carles Puigdemont.

'Racha' impede posse de novo presidente da Catalunha
'Racha' impede posse de novo presidente da Catalunha
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Ele precisaria de, no mínimo, metade dos votos dos deputados regionais, mas acabou perdendo o apoio da legenda de extrema esquerda Candidatura de Unidade Popular (CUP), que forma a frente separatista no Parlamento regional.

Com isso, Turull, da lista Juntos pela Catalunha, liderada por Puigdemont, não conseguiu os votos necessários para ser empossado.

Ainda assim, o candidato discursou para os deputados da região e manifestou o desejo de "dialogar" com Madri, mas disse que não vai "baixar a cabeça diante de ameaças".

No entanto, Turull comparecerá nesta sexta-feira (23) perante o juiz Pablo Llarena, do Tribunal Supremo da Espanha, para descobrir se será processado em um inquérito por "rebelião" na independência da Catalunha. Ele corre até o risco de ser preso.

Como o ex-presidente catalão Carles Puigdemont, vencedor das eleições de dezembro, está exilado e pode ser detido caso retorne à Espanha, outro nome teve de ser indicado.

A princípio, o candidato era Jordi Sánchez, mas como ele encontra-se preso, Turull foi a alternativa encontrada pelos separatistas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade