PUBLICIDADE

Mundo

Queda de avião na Etiópia mata 157 pessoas

Aeronave Boeing 737-800 voava de Adis Abeba para Nairóbi, Quênia

10 mar 2019 - 09h41
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários

Um avião da Ethiopian Airlines caiu na manhã deste domingo (10), pouco depois de decolar do aeroporto de Adis Abeba, capital da Etiópia, com destino a Nairóbi, no Quênia. Todas as 157 pessoas a bordo morreram.

Boeing 737-800 MAX da Ethiopian Airlines, modelo igual ao do avião que se acidentou neste domingo (10)
Boeing 737-800 MAX da Ethiopian Airlines, modelo igual ao do avião que se acidentou neste domingo (10)
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A aeronave era um Boeing 737-800 MAX e levava 149 passageiros e oito tripulantes. A queda ocorreu às 8h44 (horário local), seis minutos depois da decolagem, cerca de 50 quilômetros ao sul do aeroporto.

Por meio de um comunicado, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, expressou "as mais sentidas condolências às famílias daqueles que perderam entes queridos" no acidente. O governo do Quênia confirmou que entre as vítimas há pessoas de 35 nacionalidades, incluindo oito italianos.

Em seu perfil no Twitter, a Ethiopian Airlines publicou uma foto que mostra o CEO Tewolde Gebremariam entre os destroços da aeronave. "O CEO do grupo, que está na cena do acidente agora, lamenta confirmar que não há sobreviventes. Ele expressa suas condolências para as famílias dos passageiros e tripulantes que perderam suas vidas neste trágico acidente", diz a mensagem.

A companhia aérea tem boa reputação em termos de segurança e é considerada uma das melhoras da África. Seu último acidente de grandes dimensões havia sido em 2010, no Mar Mediterrâneo, quando a queda de um avião que decolara do Líbano matou 90 pessoas.

O Boeing 737-800 MAX havia sido entregue à Ethiopian Airlines em novembro. "A Boeing está profundamente triste por saber da morte dos passageiros e tripulantes do voo 302 da Ethiopian Airlines. [...] Uma equipe técnica da Boeing está pronta para fornecer assistência técnica a pedido e sob a direção do Comitê Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos", diz um comunicado da fabricante americana.

Esse é o segundo acidente envolvendo um Boeing 737-800 MAX, sendo que o primeiro ocorreu em outubro passado, com a companhia Lion Air, da Indonésia, com 189 pessoas mortas.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade