PUBLICIDADE

Mundo

Quebra-gelo encalha após participar de resgate a navio na Antártida

Os 52 passageiros do navio russo Akademik Shokalskiy foram resgatados com sucesso na quinta-feira

3 jan 2014 - 10h23
Compartilhar
Exibir comentários

Um quebra-gelo chinês que ajudou a resgatar 52 passageiros de um navio russo retido no gelo da Antártida também encalhou na sexta-feira, complicando uma operação de resgate que já dura nove dias.

O Dragão da Neve havia transportado passageiros do navio encalhado para um quebra-gelo australiano na noite de quinta-feira, mas agora há dúvidas sobre a sua própria capacidade de continuar navegando em mares agitados, segundo autoridades marítimas da Austrália.

"Ele tentará manobrar em meio ao gelo quando as condições da maré forem mais adequadas, nas primeiras horas de 4 de janeiro de 2014", disse a Autoridade Australiana de Segurança Marítima.

O quebra-gelo australiano Aurora Australis permanecerá de prontidão para auxiliar no resgate. O plano inicial era que a embarcação navegasse até uma base antártica para reabastecer antes de viajar para a Austrália.

Na quinta-feira à noite, um helicóptero do Dragão da Neve transportou em pequenos grupos 52 cientistas e turistas do navio russo Akademik Shokalskiy para o navio australiano.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade