0

Quebra-gelo dos EUA vai a resgate de navios chinês e russo na Antártida

5 jan 2014
05h51
atualizado às 10h10
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator
Polar Star, embarcação americana que ajudará a resgatar navio russo e quebra-gelo chinês
Polar Star, embarcação americana que ajudará a resgatar navio russo e quebra-gelo chinês
Foto: Reuters

O navio quebra-gelo americano Polar Star se dirige para a Antártida para socorrer os navios chinês e russo presos em um mar gelado, após o resgate de 52 passageiros, informou a imprensa local. O navio quebra-gelo chinês Xue Long (Dragão de Neve) ficou encalhado no gelo antártico na quinta-feira passada após ajudar com seu helicóptero a resgatar passageiros do navio expedicionário russo Akademik Shokalskiy, também presod desde o dia 24 de dezembro.

As autoridades de Austrália, Rússia e China solicitaram a ajuda do Polar Star, um dos maiores navio quebra-gelo dos Estados Unidos, para socorrer agora os dois navios, que não correm perigo de afundar e contam com suficientes provisões de mantimentos.

O comandante da Guarda Costeira americana, o vice-almirante Paul Zukunft, afirmou que o navio quebra-gelo interromperá sua visita a Sydney e partirá hoje em uma travessia de sete dias rumo à baía de Commonwealth, onde os navios presos pelo gelo estão.

"Nossa maior prioridade é a segurança da vida no mar, que é por isso que vamos ajudar a abrir vias de navegação para esses navios", asseverou Zukunft.

O Polar Star partiu dos Estados Unidos no dia passado 3 de dezembro para a Antártida com a missão de abrir rotas para navios de provisão, segundo a rede de televisão ABC.

 

Veja também:

Explosão no Líbano: BBC visita epicentro do desastre no porto de Beirute
EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade