PUBLICIDADE

Mundo

Quatro cargueiros zarpam da Ucrânia, dizem autoridades de Turquia e Ucrânia

7 ago 2022 - 12h48
Compartilhar
Exibir comentários

Quatro navios carregando alimentos da Ucrânia zarparam dos portos ucranianos no Mar Negro neste domingo, como parte de um acordo para desbloquear as exportações marítimas do país, disseram autoridades de Ucrânia e Turquia.

Os quatro cargueiros foram carregados com mais de 160.000 toneladas de milho e outros itens alimentícios.

A retomada das exportações de grãos está sendo supervisionada pelo Centro de Coordenação Conjunta em Istambul, onde estão trabalhando funcionários russos, ucranianos, turcos e das Nações Unidas.

A ONU e a Turquia mediaram o acordo mês passado, após alertas da ONU sobre possíveis surtos de fome em algumas regiões do mundo por causa da interrupção das exportações da Ucrânia, que reduziu a oferta e fez com que os preços aumentassem.

Antes da invasão, Rússia e Ucrânia representavam quase um terço das exportações globais de trigo.

O Centro de Coordenação disse no fim do sábado que havia autorizado a partida de um total de cinco navios pelo corredor do Mar Negro, incluindo quatro navios saindo de Chornomorsk e Odesa carregando 161.084 toneladas métricas de itens alimentícios.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade