PUBLICIDADE

Mundo

Putin mergulha em lago gelado para celebrar Epifania ortodoxa

19 jan 2018 - 11h02
(atualizado às 16h40)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, colocou seu calção de banho e mergulhou nas águas geladas de um lago na noite de quinta-feira para celebrar um ritual cristão ortodoxo que marca a festa da Epifania.

Presidente russo, Vladimir Putin, participa de ritual cristão ortodoxo que marca a festa da Epifania, na Rússia 19/01/2018 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Presidente russo, Vladimir Putin, participa de ritual cristão ortodoxo que marca a festa da Epifania, na Rússia 19/01/2018 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

A TV estatal russa mostrou Putin andando em direção ao congelado Lago Seliger, a cerca de 400 quilômetros ao norte de Moscou, vestindo um casaco de pele de carneiro e botas de feltro.

Após retirar o casaco e as botas, ele então andou por degraus de madeira até um buraco no gelo, se benzeu e mergulhou sua cabeça na água antes de retornar à superfície.

A temperatura do ar no momento estava em torno de 6 graus Celsius abaixo de zero.

Todo ano durante a Epifania, fieis ortodoxos mergulham em rios e lagos para comemorar o batismo de Jesus Cristo no rio Jordão.

Putin, que está em campanha para reeleição na eleição presidencial de 18 de março, cresceu sob o regime comunista, no qual demonstrações de religião eram reprovadas. Como presidente, ele se tornou um frequente participante de cerimônias ortodoxas russas e deu à igreja uma grande voz na sociedade.

O líder russo, de 65 anos, tem um histórico de aparecer publicamente sem camisa. Em agosto do ano passado, Putin foi fotografado sem camisa pegando um peixe em um lago montanhoso na Sibéria, e em agosto de 2009 foi fotografado sem camisa andando à cavalo durante um feriado.  

Veja também:

Atropelamento em Copacabana deixa um bebê morto e 16 feridos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade