PUBLICIDADE

Mundo

Putin inspeciona novo jato de combate da Rússia lançado em evento aéreo

20 jul 2021 - 16h47
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente russo, Vladimir Putin, inspecionou o protótipo de um novo jato de combate Sukhoi da quinta geração, nesta terça-feira, quando a Rússia lançou em seu anual show aéreo MAKS, de olho no mercado de exportação.

Putin no evento aéreo Maks 2021 em Zhukovsky
 20/7/2021    Sputnik/Alexei Nikolskyi/Kremlin via REUTERS
Putin no evento aéreo Maks 2021 em Zhukovsky 20/7/2021 Sputnik/Alexei Nikolskyi/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

O avião de guerra, batizado com o nome do projeto "Xeque-Mate", provavelmente será considerado rival do caça stealth norte-americano F-35, disse Oleg Panteleyev, chefe da agência analítica Aviaport.

O jato deve começar a voar em 2023, com um primeiro lote produzido em 2026, afirmou Yury Slyusar, chefe da United Aircraft Corporation a repórteres.

A Rússia planeja produzir 300 modelos da aeronave em 15 anos, assim que a produção em série começar, disse.

Rostec, conglomerado aeroespacial e de defesa do Estado da Rússia, afirmou que o avião é difícil de ser detectado e terá custos de operação baixos.

O chefe da Rostec, Sergei Chemezov, disse que ele custaria entre 25 milhões e 30 milhões de dólares, segundo a agência de notícias RIA. Moscou prevê demandas de países do Oriente Médio, da região da Ásia-Pacífico e da América Latina, afirmou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade