PUBLICIDADE

Mundo

Putin diz que Otan é um "atavismo da Guerra Fria"

5 out 2012 - 11h49
(atualizado às 11h55)
Compartilhar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que nesta sexta-feira visitou uma base militar russa no Tadjiquistão, qualificou a Otan como um "atavismo da Guerra Fria" e também argumentou sobre o fato de que a aliança poderia se transformar em uma organização política.

"Não entendo para que (a OTAN) segue existindo até os dias de hoje. É, em boa medida, um atavismo da Guerra Fria", afirmou Putin durante o encontro com os militares russos.

Em visita oficial na república centro-asiática, o chefe de Estado russo assinalou que a Rússia espera que o órgão não saia do marco de seus Estatutos, não amplie sua zona de influência e não se transforme em uma organização global.

"Nossos parceiros da Otan dizem que a mesma esta se transformando em uma organização política. Ao meu ver, ela pode se transformar ainda mais rápido em uma organização puramente política", completou o presidente.

"Uma coisa são os falatórios, outra é a presença de complexos ofensivos ou sistemas antimísseis nas proximidades de nossas fronteiras. Isso gera ameaças reais ao nosso território. Neste caso, teremos que adotar uma política de defesa de modo que possamos responder essas ameaças", completou.

EFE   
Compartilhar
Publicidade