PUBLICIDADE

Mundo

Putin debate Afeganistão em 1ª viagem desde início da guerra

Líder russo se reuniu com presidente do Tadjiquistão

28 jun 2022 - 19h18
(atualizado às 19h48)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta terça-feira (28) a Dushanbe, capital do Tadjiquistão, para sua primeira visita ao exterior desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro.

Líder russo se reuniu com presidente do Tadjiquistão
Líder russo se reuniu com presidente do Tadjiquistão
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a agência Tass, Putin encontrou com o presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, para debater assuntos bilaterais e internacionais, incluindo a situação no vizinho Afeganistão.

"A Rússia está trabalhando para normalizar a situação no Afeganistão e está tentando construir relações com as forças que atualmente controlam a situação", disse o líder russo.

Putin explicou que seu governo está "fazendo todo o possível para normalizar a situação naquele país" e está "tentando construir relações com as forças políticas que controlam a situação".

"Estamos trabalhando com a premissa de que todos os grupos étnicos representados no Afeganistão, como já foi dito, deve participar de forma adequada à gestão do país", acrescentou. "Desta forma vamos continuar a trabalhar".

Durante a reunião, os líderes reforçaram que vão manter contato com "todas as forças políticas afegãs" e lembraram que este ano uma delegação afegã participou do fórum econômico em São Petersburgo.

Nesta quarta-feira (29), Putin partirá para Ashgabad, capital do Turcomenistão, para participar de uma cúpula dos países que fazem fronteira com o Mar Cáspio: Azerbaijão, Irã, Cazaquistão, além de Turcomenistão e Rússia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade