PUBLICIDADE

Mundo

Putin conversa com presidente da Ucrânia sobre fim de conflito no leste ucraniano

11 jul 2019 - 15h18
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, tiveram nesta quinta-feira sua primeira conversa por telefone e debateram uma resolução para o conflito no leste ucraniano e a devolução de prisioneiros, informaram os governos de Moscou e de Kiev em comunicados.

Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou
10/07/2019
Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou 10/07/2019 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

Zelenskiy, um ex-comediante sem experiência política anterior, venceu a eleição presidencial da Ucrânia em abril e declarou que o fim do conflito entre separatistas pró-Rússia e as forças de Kiev é uma de suas prioridades.

O Kremlin disse que o telefonema entre Putin e Zelenskiy foi iniciativa do lado ucraniano.

Os dois debateram a possibilidade de manter contato a respeito do assunto usando o formato "Normandia", que envolve a participação da França e da Alemanha, informou o comunicado do Kremlin.

Em comunicado separado, a Presidência da Ucrânia disse que o principal assunto da conversa foi a libertação de marinheiros ucranianos detidos pela Rússia.

No domingo, Zelenskiy disse que planeja continuar as conversas com a Rússia apoiadas pelos europeus a respeito de um acordo de paz, em grande parte jamais implantado, e que tentará libertar os compatriotas presos na Rússia -- estes incluem 24 marinheiros.

O conflito no leste da Ucrânia irrompeu em 2014, pouco depois de a Rússia anexar a península ucraniana da Crimeia, e já matou mais de 10 mil pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade