PUBLICIDADE

Mundo

Putin assina decreto para agilizar cidadania a ucranianos

Medida irritou Kiev, que acionou Conselho de Segurança da ONU

24 abr 2019 - 12h18
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, sancionou nesta quarta-feira (24) um decreto que facilita a concessão de cidadania para residentes de regiões da Ucrânia que são palcos de conflitos separatistas desde 2014.

Ucranianos protestam contra ações da Rússia em prol de movimentos separatistas
Ucranianos protestam contra ações da Rússia em prol de movimentos separatistas
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A medida beneficiará ucranianos que vivem em determinadas áreas de Donetsk e Lugansk, na Bacia do Don, hoje controladas por movimentos pró-Moscou. Segundo o decreto, essas pessoas terão um processo "simplificado" para obter cidadania russa, que será concedida em um prazo máximo de três meses.

O Kremlin alega que a medida foi tomada para "proteger os direitos humanos e a liberdade". "Não temos nenhuma intenção de criar problemas com as novas autoridades ucranianas, mas tolerar essa situação, na qual habitantes das regiões de Donetsk e Lugansk são privados de qualquer direito civil, vai além de qualquer limite", disse Putin.

A Ucrânia, por sua vez, afirmou que o decreto é uma "nova fase da ocupação" russa na Bacia do Don e acionou o Conselho de Segurança das Nações Unidas. A nova regra chega poucos dias depois da eleição do comediante Vladimir Zelensky como novo presidente ucraniano.

Ele defende negociações diretas com a Rússia para encerrar os conflitos separatistas na Bacia do Don, que se arrastam desde 2014. A região é de maioria étnica russa.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade