PUBLICIDADE

Mundo

Putin ainda quer maior parte da Ucrânia, diz diretora de Inteligência dos EUA

29 jun 2022 - 15h58
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ainda que tomar a maior parte da Ucrânia, e o panorama da guerra no país continua "bem sombrio", afirmou a principal autoridade de inteligência dos Estados Unidos nesta quarta-feira.

"Continuamos em uma posição onde olhamos para o presidente Putin e acreditamos que ele tem, efetivamente, os mesmos objetivos políticos que ele tinha anteriormente, o que é dizer que ele quer tomar a maior parte da Ucrânia", disse Avril Haines, diretora de Inteligência Nacional dos Estados Unidos, em uma conferência do Departamento de Comércio.

Haines disse que as agências de inteligência dos EUA veem três cenários possíveis no curto prazo, o mais provável deles é um conflito de longa duração, no qual as forças russas realizam conquistas incrementais, mas não avançam em direção ao objetivo de Putin.

Os outros cenários incluem um grande avanço da Rússia e a Ucrânia obtendo sucesso na estabilização das frentes de batalha enquanto conquista pequenas vitórias, talvez na região próxima à cidade de Kherson, atualmente controlada pela Rússia, e em outras áreas do sul da Ucrânia.

"Em resumo, o quadro continua bem sombrio", disse Haines.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade