PUBLICIDADE

Mundo

Propagandas políticas homofóbicas são legais, decide juiz israelense

7 ago 2019 - 18h49
Compartilhar
Exibir comentários

Por Rachel Savage

LONDRES (Thomson Reuters Foundation) - Donos de outdoors em Israel não poderão rejeitar anúncios políticos homofóbicos, decidiu um juiz, depois que duas empresas se recusaram a vender um espaço para um anúncio de um partido de extrema-direita que estabelecia uma ligação entre pessoas homossexuais e tráfico de crianças. 

O partido, Noam, teve espaço recusado em uma parede do lado de fora de um hotel de Jerusalém e em laterais de ônibus para um anúncio que dizia "Orgulho e a compra de crianças, ou meu filho irá se casar com uma mulher - Israel escolhe ser normal". 

A agremiação entrou com uma ação em um comitê parlamentar presidido pelo juiz da Suprema Corte Neal Hendel, que decidiu que, de acordo com a lei eleitoral, empresas devem vender espaços de propaganda para qualquer partido que queira comprar, ou para nenhum deles. 

"Um dever de igualdade inclui o compromisso de publicar propagandas de todos os partidos e listas, incluindo daquelas cujos valores são diferentes dos da agência de publicidade", disse Hendel em sua decisão na terça-feira. 

Israel é um dos poucos países do Oriente Médio - ao lado de Jordânia e Bahrein - que permite relações entre pessoas do mesmo sexo. Em alguns países da região, relações entre pessoas do mesmo sexo podem ser punidas inclusive com pena de morte. 

O casamento gay é ilegal em Israel, um país de 9 milhões de habitantes, embora casamentos realizados no exterior sejam reconhecidos. 

O Noam, partido judeu ultra-ortodoxo recentemente formado não respondeu aos pedidos de comentários, apesar de ter classificado a decisão como uma "grande vitória" no Facebook. 

Ativistas de direitos LGBT disseram que esses anúncios não tem lugar em uma campanha eleitoral democrática. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade