PUBLICIDADE

Mundo

Pronto-socorro de 'marco zero' de pandemia na Itália reabre

Unidade em Codogno estava fechada desde o dia 21 de fevereiro

4 jun 2020 - 10h59
(atualizado às 12h14)
Compartilhar
Exibir comentários

O pronto-socorro do Hospital de Codogno, "marco zero" da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2 na Itália, foi reaberto nesta quinta-feira (4), após três meses e meio fechado, e já recebeu o primeiro caso suspeito.

Médico mostra instalações no pronto-socorro do Hospital de Codogno após reabertura
Médico mostra instalações no pronto-socorro do Hospital de Codogno após reabertura
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A unidade havia sido interditada na madrugada entre 20 e 21 de fevereiro, em função da descoberta do primeiro contágio por transmissão interna na Itália, um homem de 38 anos de idade que se curou após mais de um mês hospitalizado.

O pronto-socorro foi alvo de questionamentos por ter mandado o paciente de volta para casa quando ele se apresentou com febre, em 18 de fevereiro. Além disso, o hospital registrou novos casos entre funcionários e pacientes logo em seguida.

Já nesta quinta-feira, o pronto-socorro montou um percurso isolado para atender um caso suspeito do novo coronavírus, que já foi submetido a um exame RT-PCR para buscar o material genético do Sars-CoV-2.

"Reabrimos porque agora estamos em condições de garantir segurança para os pacientes e funcionários", disse Stefano Paglia, diretor do departamento de emergência da Empresa Sanitária Territorial (Asst) da província de Lodi, onde fica Codogno.

Desde a descoberta do "caso 1", a Itália já registrou mais de 233 mil contágios e cerca de 33,6 mil mortos na pandemia.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade