PUBLICIDADE

Mundo

Produção global de vinho sofre redução por crise do coronavírus

27 out 2020 - 15h30
Compartilhar
Exibir comentários

A produção global de vinho continuará abaixo da média de cinco anos em 2020, já que foi reduzida pelos volumes baixos da América do Sul e pelo limites de produção da União Europeia, depois que a crise do coronavírus fez as vendas caírem, disse um órgão internacional do setor nesta terça-feira.

Vinho é servido em taça em Sainte-Croix-Du-Mont, na França
29/07/2019 REUTERS/Regis Duvignau
Vinho é servido em taça em Sainte-Croix-Du-Mont, na França 29/07/2019 REUTERS/Regis Duvignau
Foto: Reuters

Em estimativas iniciais sobre a produção mundial de vinho deste ano, a Organização Internacional de Vinícolas e Vinhos (OIV) calculou algo entre 253,9 milhões e 262,2 milhões de hectolitros (mhl), com uma estimativa média de 258 mhl.

Trata-se do segundo ano consecutivo em que a produção global de vinho fica abaixo da média depois de alcançar altas quase recordes em 2018, informou a organização sediada em Paris.

"Isto não deve necessariamente ser considerado uma má notícia para o setor do vinho, dado o contexto atual, no qual tensões geopolíticas, mudança climática e a pandemia de Covid-19 estão gerando um grau alto de volatilidade e incerteza no mercado global de vinho", disse a OIV em uma apresentação.

Na UE, os vinhedos se beneficiaram das condições climáticas boas, mas a produção continuou abaixo da média porque produtores e governos a limitaram para se contraporem ao impacto negativo da pandemia, disse a OIV.

No Hemisfério Sul, estima-se que a produção total de 2020 recuará 8% na comparação com 2019 e ficará em 49 mhl, principalmente por causa das quedas acentuadas na Argentina (-17% em relação a 2019), Chile (-13%) e Austrália (-11%), informou a OIV.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade