PUBLICIDADE

Mundo

Procuradores devem apresentar novo processo contra Ghosn

Novo processo contra o presidente deposto do conselho de administração da Nissan será pela não declaração de US$ 27 milhões

23 nov 2018 - 08h07
(atualizado às 11h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Procuradores japoneses devem apresentar um novo processo penal contra o presidente deposto do conselho de administração da Nissan, Carlos Ghosn, por não declarar 3 bilhões de ienes (27 milhões de dólares) de remuneração durante três anos a partir do ano fiscal de 2015, disse o jornal local Asahi nesta sexta-feira.

Ghosn e o ex-diretor da Nissan Greg Kelly estão sendo investigados por supostamente conspirarem para omitir metade da remuneração de Ghosn de cerca de 10 bilhões de ienes que recebeu da Nissan durante cinco anos, a partir do ano fiscal de 2010.

Carlos Ghosn 06/10/2017 REUTERS/Charles Platiau
Carlos Ghosn 06/10/2017 REUTERS/Charles Platiau
Foto: Reuters

No total, Ghosn subdeclarou sua remuneração na Nissan em cerca de 8 bilhões de ienes nos últimos oito anos, até o ano fiscal que acabou em março, disse o jornal, sem citar fontes.

A publicação não mencionou se um novo caso também visaria Kelly.

Ghosn e Kelly foram presos e removidos de seus cargos nesta semana devido a alegações de fraude financeira. Um novo caso tornaria Ghosn sujeito a um novo mandado de prisão, disse o jornal.

Como Ghosn e Kelly ainda estão detidos, nenhum dos dois pôde se defender publicamente das alegações.

A Reuters não foi capaz de entrar em contato com eles. Motonari Otsuru, ex-procurador que segundo a mídia local foi contratado para defender Ghosn, não estava disponível de imediato para comentar.

A Procuradoria de Tóquio não pôde ser contactada nesta sexta-feira, que é feriado no Japão. A Nissan se recusou a comentar.

Veja também:

Top News: Banco Central anuncia simplificações nas regras de recolhimento dos compulsórios:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade