PUBLICIDADE

Mundo

Procurador de Manhattan diz que Trump não tem direito a proteção extra contra intimação do grande júri

14 ago 2020 - 20h56
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não tem direito a maior proteção contra intimação de um grande júri por conta de suas declarações de imposto apenas por ser o presidente, afirmou o procurador distrital de Manhattan em um documento judicial nesta sexta-feira. 

14/08/2020
REUTERS/Tom Brenner
14/08/2020 REUTERS/Tom Brenner
Foto: Reuters

O procurador distrital Cyrus Vance respondia a um argumento dos advogados de Trump que o presidente merecia proteção extra contra o que classificou como abuso. 

Em agosto do ano passado, Vance emitiu intimação do grande júri para a firma de contabilidade de Trump, a Mazars USA, exigindo suas declarações pessoais e empresariais de oito anos além de outros documentos. 

Trump repetidas vezes combateu as iniciativas de parlamentares e procuradores para obter suas declarações, que devem explicar algumas de suas transações financeiras. Ele também desafiou décadas de um precedente de candidatos à presidência ao se recusar a liberar suas declarações de impostos. 

Trump deu entrada em sua última petição contra à intimação no mês passado, após a Suprema Corte dos EUA decidir que ele não estava imune de investigações criminais por ocupar a Casa Branca. A corte disse que Trump poderia batalhar a intimação com outro tipo de argumentação. 

Vance pede que o juiz negue o pedido de Trump, apresentado em um tribunal federal em Manhattan. 

Deliberações de um grande júri são secretas, mas Vance sugeriu que a investigação envolve "possivelmente uma conduta extensa e prolongada na Organização Trump", a empresa do presidente, incluindo supostas fraudes bancárias e securitárias. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade