PUBLICIDADE

Europa

Príncipe Harry diz que ninguém na família real quer ser rei ou rainha

Em entrevista a revista americana, ele diz que realeza 'faz o que tem de fazer por um bem maior'.

22 jun 2017 - 07h45
(atualizado às 08h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Príncipe Harry em evento como parte da realeza
Príncipe Harry em evento como parte da realeza
Foto: BBC News Brasil

Ninguém da família real britânica quer ser rei ou rainha, afirmou o príncipe Harry a uma revista americana. Segundo o jovem de 32 anos, a realeza faz isso "por um bem maior para as pessoas" e que eles "cumprirão o dever no momento certo".

"Há alguém na família real que quer ser rei ou rainha? Acho que não", disse Harry à Newsweek.

O príncipe também falou do momento em que teve de caminhar em procissão atrás do caixão de sua mãe durante o enterro da princesa Diana, quando tinha 12 anos. E comentou que nenhuma criança "deveria ter que fazer isso".

Em 1997, Harry juntou-se ao pai, o príncipe Charles; ao avô, o príncipe Philip; ao irmão, William, então com 15 anos e ao tio, Earl Spencer (irmão de Diana), na procissão pelas ruas de Londres.

"Minha mãe tinha acabado de morrer, e eu tive que andar por um longo caminho atrás de seu caixão, cercado de milhares de pessoas me olhando, enquanto outros milhões o faziam pela televisão", comentou Harry, que recentemente revelou ter recebido tratamento para lidar com a morte da mãe em um acidente de carro em Paris.

"Acho que nenhuma criança deveria ser submetida a isso, sob nenhuma circunstância. Não acho que isto aconteceria hoje".

'Espanto'

Príncipe Harry entre o irmão e o pai no enterro de Diana
Príncipe Harry entre o irmão e o pai no enterro de Diana
Foto: BBC News Brasil

Segundo Peter Hunt, analista da BBC para assuntos da realeza, essa entrevista do príncipe Harry deve "levantar algumas sobrancelhas" - eufemismo britânico para "causar espanto".

"Harry sugere que os Windsors (a família real) não estão exatamente caindo um em cima do outro para disputar o que sua mãe uma vez chamou de 'o emprego mais importante', quando este ficar vago".

"Ele insinua que os herdeiros da rainha ocupariam o cargo de grande privilégio porque têm de fazê-lo, e não porque querem."

Segundo Hunt, isso pode colocar o príncipe Harry em uma situação delicada, mas, ao mesmo tempo, a entrevista pode angariar simpatias por sua franqueza.

Compras

O príncipe Harry também contou à revista - que diz que teve acesso ao príncipe por quase um ano - que esteve "envolvido na modernização da monarquia britânica".

"É um ato de equilíbrio complicado. Não queremos diluir a mágica. O público britânico e todo o mundo precisam de instituições como esta", disse Harry.

Harry elogiou a princesa Diana por seu papel em mostrar como levar uma vida comum, dizendo que pessoas ficariam "impressionadas" em ver como as vidas dele e a do príncipe William são comuns.

"Eu faço minhas compras. Às vezes... eu fico preocupado que alguém vai me flagrar com o celular. Mas estou determinado a ter uma vida relativamente normal, e se tiver a sorte de ter filhos, que eles também tenham uma vida assim. Mesmo que seja um rei, eu faria minhas próprias compras", completou.

Veja também

Príncipe Philip é internado como "medida de precaução":
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade