PUBLICIDADE

Mundo

Primeiro-ministro grego elogia a mudança de nome na Macedônia

20 out 2018 - 15h27
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, saudou neste sábado à aprovação pelo parlamento da Maced6onia de uma proposta de mudança do nome do país como um passo decisivo em direção a décadas de discórdia entre os dois vizinhos.

O parlamento da Macedônia aprovou o novo nome proposto de República do Norte da Macedônia na sexta-feira, após um referendo no mês passado falhar em atingir o mínimo de participação necessária.

A medida poderia desbloquear as candidaturas da Macedônia para se unir à Otan e à União Europeia, há muito tempo bloqueada pela Grécia, que argumenta que a "Macedônia" implica reivindicações territoriais a uma província grega com o mesmo nome.

A proposta ainda tem que passar por novas aprovações, inclusive no parlamento grego, apesar da hostilidade do ministro da defesa grego em ser formalmente adotado.

"Hoje é um dia simbólico e histórico para a nossa política externa depois da decisão da véspera no parlamento de Skopje, que abre o caminho para um acordo histórico", disse Tsipras numa cerimônia para assumir o controle do portfólio de assuntos estrangeiros.

Ele disse que a implementação do acordo também permitiria que o pequeno estado dos Bálcãs se juntasse a organizações internacionais, referindo-se à União Européia e à Otan.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade