PUBLICIDADE

Mundo

Primeiro-ministro da Etiópia anuncia que operação militar em Tigré foi concluída

28 nov 2020 - 15h42
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro etíope, Abiy Ahmed, disse no sábado que as operações militares na região de Tigré foram concluídas, logo após ele anunciar que as tropas federais haviam tomado o controle total da capital regional, Mekelle.

"Tenho o prazer de compartilhar que concluímos e encerramos as operações militares na região de Tigré", afirmou ele no Twitter. Menos de uma hora antes, ele havia dito em um comunicado: "O governo federal agora está totalmente no controle da cidade de Mekelle".

Não houve nenhum comentário imediato das forças da Frente de Libertação do Povo Tigré (TPLF), que têm lutado contra as tropas etíopes nas últimas três semanas em um conflito que tem abalado a área do Chifre da África.

Abiy disse que a polícia estava procurando os líderes da TPLF.

"A polícia federal agora continuará sua tarefa de prender criminosos da TPLF e levá-los ao tribunal de justiça", disse o primeiro-ministro, que classificou a ofensiva do governo como uma operação de lei e ordem.

A checagem das declarações de todos os lados no conflito entre o governo e as forças da TPLF tem sido difícil porque as conexões de telefone e internet para a região estão desligadas e o acesso à área é rigidamente controlado.

Abiy disse que o Exército garantiu a libertação de milhares de soldados do Comando do Norte, uma unidade militar baseada em Tigré, que, segundo ele, eram mantidos reféns pela TPLF.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade