PUBLICIDADE

Mundo

Primeiro-ministro britânico promete acabar com incerteza 'insuportável' do Brexit

13 nov 2019 - 18h39
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu nesta quarta-feira que encerrará a insuportável "incerteza" em torno do Brexit se ele vencer as eleições de 12 de dezembro, dizendo que a paralisia política está afetando as decisões de investimento no país.

Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, durante visita a fábrica de carros elétricos em Warwickshire
13/11/2019 REUTERS/Rebecca Naden
Primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, durante visita a fábrica de carros elétricos em Warwickshire 13/11/2019 REUTERS/Rebecca Naden
Foto: Reuters

Em uma viagem de campanha ao centro da Inglaterra, Johnson afirmou que apenas ele pode romper o impasse sobre a saída britânica da União Europeia.

A eleição foi convocada para encerrar três anos de divergências sobre o Brexit, que minou a fé dos investidores na estabilidade da quinta maior economia do mundo e prejudicou a reputação do Reino Unido desde a votação em um referendo de 2016 para deixar a UE.

Johnson disse que o debate em torno do Brexit vem paralisando a política nos últimos três anos.

"Temos que concluir o Brexit porque é a melhor coisa para a nossa política e para a nossa saúde psicológica (e) também é melhor para a economia ... A incerteza se tornou quase insuportável", declarou ele em um discurso em Coventry.

"Agora existe uma onda reprimida de novos investimentos ... (as pessoas) estão apenas esperando para dar luz verde aos seus planos e, se pudéssemos concluir o Brexit, poderíamos acabar com a incerteza".

O discurso de Johnson coincidiu com um anúncio de investimento de 500 milhões de libras (640 milhões de dólares) na conclusão de uma rede de carregamento rápido para veículos elétricos.

No entanto, Elon Musk, executivo-chefe da fabricante de veículos elétricos dos EUA Tesla, teria dito que decidiu construir uma nova fábrica em Berlim, não no Reino Unido, porque o Brexit representava um risco muito grande.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade