PUBLICIDADE

Mundo

Presidente mexicano convidará Trump para posse e sinaliza mudança sobre Venezuela

5 jul 2018 - 20h55
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, disse nesta quinta-feira que convidará o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para sua posse em 1º de dezembro, com o político de esquerda sinalizando uma possível mudança na política mexicana com relação à Venezuela.

Presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador 01/07/2018  REUTERS/Carlos Jasso
Presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador 01/07/2018 REUTERS/Carlos Jasso
Foto: Reuters

López Obrador, que venceu a eleição por uma larga vantagem no domingo, disse que convidaria Trump, o premiê canadense, Justin Trudeau, e outros chefes de Estado para sua posse.

"Um convite será enviado a Donald Trump. Somos países vizinhos, temos relações econômicas e comerciais, um laço de amizade", disse López Obrador em coletiva de imprensa.

Relações entre os dois homens estarão sob escrutínio para ver se eles conseguem superar tensões passadas sobre imigração, a renegociação do Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e a demanda de Trump para que o México pague por um muro na fronteira.

O recém-eleito presidente de 64 anos López Obrador quer negociar um acordo com Trump sob o qual os Estados Unidos ajudem o desenvolvimento econômico no México e na América Central, e o México trabalhe para reduzir a imigração.

López Obrador trouxe o assunto à tona na segunda-feira em uma ligação telefônica com Trump que ele descreveu como amigável e respeitosa. Trump disse que sentiu que a relação seria "muito boa".

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade