PUBLICIDADE

Mundo

Novas sanções dos EUA não afetam Irã, diz Hassan Rouhani

Presidente iraniano diz que sanções anunciadas na semana passa não terão impacto pois Washington já as tinha reintroduzido anteriormente

10 nov 2018 - 11h47
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse neste sábado que as sanções norte-americanas anunciadas na semana passada não tiveram impacto na economia do Irã porque Washington já as tinha praticamente reintroduzido anteriormente.

Presidente do Irã, Hassan Rouhani
Presidente do Irã, Hassan Rouhani
Foto: Brendan Mcdermid / Reuters

A restauração das sanções é parte de um esforço mais amplo do presidente norte-americano, Donald Trump, para forçar o Irã a frear seus programas nucleares e de mísseis, bem como o suporte a forças no Iêmen, Síria, Líbano e outras partes do Oriente Médio.

"As sanções não tiveram impacto em nossa economia porque a América já tinha usado todas as armas à disposição e não havia nada novo para usar contra nós", afirmou Rouhani em comentários à TV estatal.

"Eles acabaram de emitir uma longa lista de bancos, suas filiais... e companhias aéreas e seus aviões. E isso mostra que eles estão meramente tentando afetar a nação iraniana psicologicamente", disse Rouhani.

Os Estados Unidos disseram que temporariamente permitiriam oito importadores de continuar comprando petróleo iraniano quando reimpôs as sanções na última segunda-feira, visando forçar Teerã a frear suas atividades regionais nucleares e de mísseis.

"Agora tornou-se claro que a América não pode cortar as exportações iranianas de petróleo a zero", acrescentou Rouhani, após uma reunião semanal com líderes do parlamento e judiciário.

Em maio, Trump saiu do acordo nuclear firmado com o Irã em 2015 e Washington reimpôs uma primeira rodada de sanções sobre o Irã em agosto.

Veja também:

Trump anuncia que EUA abandonam acordo nuclear com Irã:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade