PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Peru enfrenta votação de impeachment após Justiça negar adiamento

17 set 2020 - 21h14
(atualizado às 21h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente peruano, Martín Vizcarra, enfrentará uma audiência de impeachment na sexta-feira após a corte constitucional do país rejeitar nesta quinta-feira uma apelação para adiar a iniciativa do Congresso para demovê-lo do cargo. 

Presidente do Peru, Martín Vizcarra
03/10/2020
REUTERS/Guadalupe Pardo
Presidente do Peru, Martín Vizcarra 03/10/2020 REUTERS/Guadalupe Pardo
Foto: Reuters

A presidente da corte, Marianella Ledesma, disse à rádio RPP que os juízes rejeitaram por cinco votos a dois a petição urgente de Vizcarra que pedia que o Congresso suspendesse debates sobre o impeachment. 

Mas a corte acolheu - por seis votos a um - outro pedido do presidente para determinar se o Congresso excedeu seus poderes ao buscar seu impeachment, iniciando um processo que pode levar até dois meses para chegar a uma conclusão. 

Isso significa que na sexta Vizcarra ou seu advogado devem estar diante do Congresso, onde ele não tem representação, em um momento em que o país está mergulhado em uma recessão econômica e em um dos piores quadros da pandemia global de coronavírus. 

Parlamentares aprovaram na semana passada a abertura do processo de impeachment de Vizcarra por "incapacidade moral" em um caso envolvendo a contratação irregular de um cantor pouco conhecido chamado Richard Cisneros por 49.500 dólares. 

O escândalo estourou após o vazamento de gravações de áudio que foram compartilhadas com o Congresso por parlamentares de oposição e que mostravam Vizcarra discutindo reuniões com o cantor. Alguns legisladores dizem que as gravações o mostram tentando minimizar suas relações com o artista.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade